domingo, 11 de novembro de 2012

O Uso dos 4Ps no MARKETING PESSOAL




Como se viu no post anterior, o marketing se constitui de um conjunto de estratégias utilizadas para fazer que uma empresa se relacione com o consumidor, de modo a intensificar a procura por seus produtos ou serviços. Nesse sentido, o Marketing Pessoal consiste no uso planejado e criativo de estratégias por meio das quais o profissional cria e mantém vínculos com o seu mercado-alvo.
Como usar as ferramentas do marketing tradicional usado em produtos e serviços para melhorar nossa imagem profissional e pessoal? Façamos então uma análise dos quatros elementos do marketing (4Ps) aplicado na esfera pessoal.

1-PRODUTO (você) – Neste caso você é o próprio produto e precisa vender sua imagem 24 horas por dia de forma positiva ao mercado – alvo.
No mercado só há produtos por que há necessidades. Em outras palavras, somente há uma possibilidade de um produto ser posto a consumo: a de ele ser considerado necessário, ou seja, a existência de uma demanda. Se esta não for constatada, nenhum produto/serviço será consumido. Vista sob este ângulo, a demanda se transforma em lei, mais forte do que a lei comum. Não há possibilidade de se transgredir uma lei de mercado e ainda obter êxito nos negócios ou na gestão de si mesmo. Por conseguinte, essa é sem dúvida a primeira questão a ser considerada na definição de um produto e no processo de construção do Marketing Pessoal.
Por trás de todo produto existe uma simbologia que o identifica na cabeça do consumidor. Composto de representações visuais, como logotipos, ideias, conceitos, layout, a esse ideário é que se atribui o conceito de imagem. Esta, por sua vez, deverá ser construída através de detalhes que, postos no conjunto, formarão a sua identidade e o significado e a importância que terá diante do consumidor.
Componentes que um bom produto (você) precisa ter:
  • MARCA – Ao procurar um produto, as pessoas tendem a associar a marca a alguns pontos, tais como qualidade e credibilidade. No Marketing Pessoal, há a necessidade de associar sua imagem como pessoa a fatores que transmitam ao seu alvo características marcantes, como traços de personalidade, prestígio, valores e cultura. Comece se perguntando qual a imagem que as pessoas têm de você? Qual a imagem que você quer transmitir? De modernidade, dinamismo, intelectualidade? Enfim, defina o que você quer e em seguida comece a trabalhar algumas características comportamentais para a construção dessa imagem. Marcas bem administrada conseguem entrar nas mentes e nos corações dos consumidores, pois inspiram lealdade, afeto e reconhecimento.
  • EMBALAGEM – A embalagem pode ser definida como o envoltório de apresentação de um produto. O modo como você apresenta, anda e se veste representa a sua embalagem. Antes de lançar no mercado, faça uma avaliação de si mesmo, do cabelo ao sapato, e se pergunte se você se compraria pela embalagem que representa.
  • CONTEÚDO – Em marketing, qualidade é algo incontestável. É verdade que uma boa apresentação (embalagem) conta muito, mas não é o suficiente. A qualidade de um produto não deve ser avaliada somente por uma embalagem bonita e moderna. O profissional que deseja projeção no mercado deve ter consciência de seus limites, assim como uma base de conhecimentos, habilidades e competências, o que exige investimentos em formação, cursos e treinamentos continuamente.
  • GARANTIAS – A garantia é usada como forma de gerar maior credibilidade na comercialização de produtos/serviços. Quais garantias as pessoas terão ao contratar seus serviços? Suas competências, habilidades e conhecimentos (conteúdo) geram credibilidade à sua marca pessoal?
2-PREÇO (quanto você vale?) – Este item está relacionado com o nível de empregabilidade que você tem, ou seja, o quanto você é empregável, quais são suas qualidades e competências. Quanto vale seu trabalho. Para determinar o quanto você vale, procure levar em consideração suas ações, atitudes, ideias, os concorrentes, enfim, observe o ambiente em que atua.

3-PONTO DE VENDA (sua disponibilidade?) - Como alguém pode encontrar você? Você é uma pessoa acessível? Que meios você utiliza para fazer com que seja encontrado e que sua imagem e suas ideias cheguem em tempo hábil ao seu público-alvo? De nada adianta ser um excelente profissional, porém, distante das pessoas e do mercado. 

4-PROMOÇÃO (a divulgação) - É o conjunto de ações que um indivíduo desenvolve para incentivar as pessoas e o mercado ao processo de escolha. É a forma de se fazer visto e lembrado, ou seja, tornar-se visível. É nesse ponto que se deve se dar o trabalho de divulgação de suas ideias. No entanto, há de se ter certo cuidado com o excesso de visibilidade, que pode ser prejudicial.
      Aqui surge a necessidade de se determinar estratégias de comunicação com o seu público-alvo. Há pessoas que são extremamente competentes, mas não conseguem subir na carreira porque não falam de si, de seus projetos, de suas ideias, de seus planos e, portanto, de sua competência. Se uma comunicação eficiente não ocorrer, você não conseguirá ser valorizado. Portanto se você conseguir empregar essas ferramentas do marketing tradicional, no seu Marketing Pessoal, você conseguirá ter mais visibilidade e consequentemente será reconhecido e valorizado pelo seu potencial.

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Obrigado! Me ajudou muito.

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