domingo, 18 de novembro de 2012

Marketing Pessoal para o Profissional Liberal



Para o articulista Persona (2010) “Marketing pessoal é uma questão estrutural. Começa no caráter, passa pelo comportamento e atitude até chegar à reputação, que é a marca que você deixa nas pessoas”. Marketing pessoal é um atributo pessoal e intransferível, um potencial individual; a pessoa deve ir ao longo do tempo agregando valores à sua imagem perante a sociedade, pois são esses valores que irão definir se sua imagem é positiva ou negativa perante as pessoas. O marketing pessoal começa trabalhando o caráter assim como o marketing industrial começa trabalhando o produto. Se o produto for de qualidade, ganhará uma boa reputação no mercado. 
Ainda segundo Persona (2010, p.19) “o marketing pessoal começa com uma autoanálise e continua com a melhoria contínua de suas atitudes, habilidades e competências, até chegar à comunicação disso para o mundo exterior”.
Já Santos (2007, p.13) define “o marketing pessoal como toda ação comportamental que, uma vez trabalhada adequadamente, torna-se excelente ferramenta de promoção pessoal”. Portanto, o marketing pessoal deve ser trabalhado por cada pessoa para a sua autopromoção, por isso deve trabalhar e aprimorar suas habilidades pessoais de maneira proativa buscando tanto a realização pessoal quanto profissional. 
De acordo com Blanco (2010) no mercado atual o conceito de marca vai além dos produtos de consumo chegando à marca pessoal. Muitas vezes as pessoas procuram determinados serviços com determinados profissionais pela força de sua marca pessoal, seu bom atendimento, simpatia e cordialidade e não se importam em pagar um pouco a mais por isso.  
A evolução e a competitividade no mercado de forma geral e, em especial no mercado de trabalho, vêm estimulando o marketing com foco no marketing pessoal e, assim, ganhando espaço junto às profissões liberais, pois se torna um diferencial competitivo no âmbito profissional daqueles que buscam um espaço de trabalho. Portanto, o marketing pessoal auxilia o profissional liberal a se comunicar, transmitir o que tem de melhor, saber vender sua própria imagem, transmitir credibilidade e confiança, todos ligados diretamente à atitude do indivíduo, sendo um processo contínuo que só é adquirido com conquista e perseverança. É importante ter estilo, poder de persuasão e argumentação e as pessoas que conseguem transmitir seu próprio potencial serão mais valorizadas não somente no mercado de trabalho como também em sua vida pessoal. 

Autores: Welinton Pedro, Catiana Martins, Monique Rezende e Fernando Borges.  Quirinópolis-Go 2010.


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