De
alguns anos pra cá, o e-mail Marketing vem figurando longe da lista dos
assuntos mais badalados em marketing digital. Se há um culpado nisso, podemos
apontar que são os muitos anos de mau uso da ferramenta. Diversas profissionais
e empresas cometeram abusos por muito tempo e essa saturação, somada ao
destaque que ganharam outras ações de marketing digital como SEO e mídias
sociais, fez com que o e-mail fosse deixado um pouco de lado.
No
entanto, o ponto que nos importa é que o e-mail marketing nunca deixou de
funcionar: isso só acontece quando não é utilizado da forma correta. Ainda nos
dias de hoje, esse tipo de ação possui características únicas e bastante
valiosas. Uma delas é o alcance: um e-mail é a coisa mais simples e fundamental
que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente
incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até
compulsivos com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de e-mail aberta e
conferindo cada nova mensagem que chega. Com o crescimento do acesso à Internet
pelo celular, essa prática ficou ainda mais comum. Além disso, os e-mails são
uma forma de contato mais direta e profunda.
Em redes
como o Twitter e o Facebook, por exemplo, fala-se para todos e as diversas
conversas se perdem umas entre as outras. Além de que, se alguém não está
online no momento da publicação, dificilmente voltará para ler o que já foi
publicado antes. Já os e-mails são olhados cuidadosamente, um por um,
geralmente todos os dias.
Por mais
que todos tenham que lidar com alguns Spams indesejados, há uma tendência maior
de acompanhar cada mensagem e tudo aquilo que é importante e útil é aberto e
lido. Por fim, quando alguém abre o seu e-mail, você consegue sua atenção
exclusiva (mesmo que por um breve instante), diferentemente do que acontece nas
redes sociais onde o volume de informações paralelas – e consequentemente a
distração – é muito maior.
Fonte: Resultados
Digitais – Marketing Digital de Resultados para PMEs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário