domingo, 2 de dezembro de 2012

Email Marketing

De alguns anos pra cá, o e-mail Marketing vem figurando longe da lista dos assuntos mais badalados em marketing digital. Se há um culpado nisso, podemos apontar que são os muitos anos de mau uso da ferramenta. Diversas profissionais e empresas cometeram abusos por muito tempo e essa saturação, somada ao destaque que ganharam outras ações de marketing digital como SEO e mídias sociais, fez com que o e-mail fosse deixado um pouco de lado.
No entanto, o ponto que nos importa é que o e-mail marketing nunca deixou de funcionar: isso só acontece quando não é utilizado da forma correta. Ainda nos dias de hoje, esse tipo de ação possui características únicas e bastante valiosas. Uma delas é o alcance: um e-mail é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivos com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de e-mail aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Com o crescimento do acesso à Internet pelo celular, essa prática ficou ainda mais comum. Além disso, os e-mails são uma forma de contato mais direta e profunda.
Em redes como o Twitter e o Facebook, por exemplo, fala-se para todos e as diversas conversas se perdem umas entre as outras. Além de que, se alguém não está online no momento da publicação, dificilmente voltará para ler o que já foi publicado antes. Já os e-mails são olhados cuidadosamente, um por um, geralmente todos os dias.
Por mais que todos tenham que lidar com alguns Spams indesejados, há uma tendência maior de acompanhar cada mensagem e tudo aquilo que é importante e útil é aberto e lido. Por fim, quando alguém abre o seu e-mail, você consegue sua atenção exclusiva (mesmo que por um breve instante), diferentemente do que acontece nas redes sociais onde o volume de informações paralelas – e consequentemente a distração – é muito maior.

Fonte: Resultados Digitais – Marketing Digital de Resultados para PMEs.

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