Muitas vezes, bons
funcionários não conseguem ser promovidos porque estão fazendo tudo certo, mas
estão esquecendo algo muito importante: o marketing pessoal. Se marketing é
o conjunto de ferramentas que uma
empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e
comprados, marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a
mesma coisa, só que em benefício da própria carreira.
E aqui vão os 10
mandamentos do marketing pessoal.
Liderança:
é ter habilidade de influenciar as pessoas, sendo
um formador de opinião.
Confiança:
é ser a pessoa que quando as outras precisam,
procuram imediatamente.
Visão:
é entender o que está fazendo e porquê está fazendo
e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho e o trabalho dos
colegas.
Espírito de
equipe: é oferecer ajuda aos
colegas mesmo sem ser solicitado.
Maturidade:
é saber solucionar conflitos sem gerar mais
conflitos.
Integridade:
é fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não
ser excessivamente ambicioso e atropelar quem vier na frente.
Visibilidade:
ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe
precisa de um voluntário para alguma tarefa.
Empatia:
é saber elogiar o trabalho de um colega e
reconhecer o mérito dos outros.
Otimismo:
é lembrar que a pressão do trabalho nos leva a imaginar as
situações de uma forma muito pior do que elas geralmente são.
Paciência:
de todas as qualidades que podemos ter, essa é a
que nos prejudica mais se não a tivermos. É saber esperar a oportunidade e
ocasião certas.
Mas é claro que, não
adianta ter tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que ele é pago
para fazer: dar bons resultados de curto prazo. Numa empresa séria, quem tem marketing pessoal sempre
recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Numa empresa medíocre, a mesma
pessoa pode ser vista como uma ameaça. Em um caso assim, não adianta querer
mudar a empresa. É mais fácil mudar de empresa.
Fonte: Max Gehringer.
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